Hoje, dia 8 de maio de 2015, a EB1 e o JI das Atalaias juntaram-se para comemorar os 20 anos do AEGX, num Dia Aberto a toda a comunidade. Para este dia, foram convidados pais, encarregados de educação e alguns idosos da comunidade educativa das Atalaias.

As atividades iniciaram-se com a receção dos convidados e com uma palestra sobre a escola em épocas distintas. Os palestrantes tinham idades compreendidas entre os 27/28 e os 89 anos. Foram dados testemunhos de antigos alunos que frequentaram a EB1 há 20 ou mais anos. Os palestrantes referiram como grande diferença dos tempos atuais, a separação dos alunos por sexos, com o recreio separado por uma parede, impedindo o contacto dos rapazes com as raparigas;  as brincadeiras realizadas no pátio da escola, em que os alunos jogavam com bolas de trapo, pião, berlindes, macaca, jogo da bilharda, das cinco pedrinhas, ao jogo do anel… Foi ainda referido o facto das turmas serem enormes, de 30 a 40 alunos, turmas essas onde o respeito/medo pelo professor imperava e não havia pai/encarregado de educação que contestasse o poder/decisão do professor; havia ainda, nessa altura, alunos que não podiam ir à escola todos os dias, pois tinham de colaborar nos trabalhos agrícolas dos pais e, por esse facto, a ida à escola era por vezes feita dia sim, dia não; havia também quem tivesse de percorrer muitos quilómetros, a pé, descalço, fizesse chuva ou sol.

Os alunos, depois destes testemunhos, tiveram a consciência que atualmente, a escola é muito mais cativante, facilitadora de aprendizagens, respeitadora das diferenças, onde cada criança tem a possibilidade de poder brincar/partilhar jogos, atividades com rapazes ou raparigas, independentemente do sexo, raça ou etnia.

Um encarregado de educação, militar de profissão, deu também a conhecer aos alunos como era e como é a vida militar atualmente. Os alunos mostraram grande interesse na temática e colocaram algumas questões pertinentes. No final, foram oferecidos pelo palestrante, lápis, canetas e guloseimas a todas as crianças.

Todos os participantes nas atividades programadas, foram convidados a visitar a exposição de trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Oferta Complementar no 1º Ciclo e relacionados com o projeto “Brincoplástico”, desenvolvido pelos alunos do JI das Atalaias.

Este dia não terminou sem que os alunos do JI e da EB1 aprendessem a jogar alguns dos jogos do tempo dos seus pais e avós. O jogo do pião, das 5 pedrinhas, do anel e jogos de bola foram ensinados pelos pais/encarregados de educação, avós e alguns idosos do Centro de Dia de Atalaia do Campo. O entusiasmo foi enorme e permitiu um convívio saudável entre gerações distintas.

No final, foi feito um almoço convívio partilhado entre todos os presentes. A abertura da escola permitiu um estreitar de relações entre os envolvidos e uma partilha de saberes/emoções tão enriquecedora para toda a comunidade educativa.

Aqui ficam algumas imagens que ilustram a importância da abertura da escola à comunidade.

 

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 21:03