No passado dia 3 de Maio, os alunos da E.B.1 das Atalaias receberam uma técnica responsável do projecto "À Descoberta das 4 Cidades" para os acompanhar numa saída de campo. O dia esteve de acordo com a época e permitiu aos participantes contactarem com a natureza e conhecerem algumas espécies da flora local, pois a fauna esteve escondida e apenas umas joaninhas e borboletas deram o ar da sua graça.

A técnica Ana Catarina pôde desfrutar da experiência de executar com o rosmaninho umas "rocas" de cheiro, juntamente com todos os alunos. Para que os alunos pudessem dar continuidade ao herbário, foi feita a recolha de uma série de plantas, algumas delas também para serem utilizadas para chás medicinais.

De regresso à escola, os alunos aprenderam a preencher as fichas de identificação de algumas das espécies de fauna e flora encontradas no percurso. As plantas para o herbário foram colocadas em livros e posteriormente prensadas, de acordo com os procedimentos normais para a feitura do mesmo; as plantas destinadas ao chá, foram colocadas em caixas para secar e serem depois ensacadas e identificadas, com o nome e indicações terapêuticas.

Esta foi uma actividasde muito motivadora e interessante e permitiu aos alunos alargarem conhecimentos na área das plantas, uma vez que os animais estiveram mais ausentes. Quem sabe, se numa próxima saída, os mesmos não surpreendem as Atalaias...

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 18:37