No passado dia 4 de junho, os alunos da EB1 e do JI das Atalaias realizaram uma visita de estudo a Castelo Novo e ao Fundão, integrada na rede de visitas educativas organizadas pelo Município do Fundão e com o objetivo de promover a educação patrimonial. Esta visita foi realizada também no âmbito da disciplina de Oferta Complementar, uma vez que deu a oportunidade aos alunos de conhecerem a Aldeia histórica de Castelo Novo e de conhecerem a lenda associada a esta localidade.

A visita foi muito bem orientada pela guia turística, Vera Roque que se esforçou por conseguir cativar a atenção de todos os alunos, com níveis de escolaridade desde o pré-escolar ao 4º ano. O programa da visita começou com um percurso pedestre "A rota do moleiro", seguindo-se depois um almoço volante em Castelo Novo; de tarde, seguiu-se uma viagem de comboio até ao Fundão e terminou com uma visita ao Centro de Interpretação de "A Moagem". Os alunos experimentaram também uma interação com a "2ª rainha de Portugal, D. Dulce de Aragão" que fez a apresentação da história "O traje novo do rei" e contou a lenda de Castelo Novo. Esta interação serviu para animar a pequenada e enriqueceu também a visita de estudo.

A deslocação para o Fundão de comboio, foi uma experiência nova para a maioria dos alunos. Foi um momento muito agradável para todos eles.

À chegada, a guia turística estava na estação do Fundão para nos receber e levar-nos até à Moagem, para uma visita ao Museu do Centeio.

Esta atividade serviu para complementar o que foi trabalhado no âmbito da lenda de Castelo Novo e permitiu também um convívio muito agradável com alunos de outros estabelecimentos de ensino (Vale de Parzeres - alunos do JI e Sta. Teresinha- alunos de uma turma de 2º ano), assim como o desenvolvimento de mais uma atividade no âmbito do Projeto "Crescer de Mãos Dadas".

Para quem gosta de nos visitar, aqui ficam algumas imagens ilustrativas desta atividade.

 

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 15:29