O Projeto "Crescer de Mãos Dadas", desenvolvido ao longo de todo o ano, pretendeu prover um conhecimento e envolvimento mais abrangente entre os alunos do JI e da EB1 das Atalaias.

As atividades desenvolvidas pretenderam dotar os alunos de 4/5 anos de uma maior autoconfiança, quando for a altura de integrarem uma turma do 1º ano na EB1 das Atalaias, assim como o desenvolvimento de competências consideradas essenciais e ,decididas em conjunto com as docentes dos dois níveis de ensino, para que estes alunos possam atingir bons níveis de sucesso no 1º CEB .

Os alunos do JI, assim como da turma de 1º ano da EB1 deslocaram-se, de forma alternada, a cada uma das instituições, com uma periodicidade trimestral, de modo a assistirem/dinamizarem uma atividade para os colegas visitantes. Nestas visitas, desenvolveram-se atividades nas áreas da matemática, português e formação pessoal e social, assim como expressões plástica e dramática, com a dramatização de poemas de Eugénio de Andrade.

O projeto permitiu ainda a criação de vários materiais usados nas aulas, entre eles, fichas de trabalho, jogos e adereços para as dramatizações.

Para além destas visitas, os alunos ainda participaram em conjunto em atividades de PAA, ao longo do ano, como a Semana da Alimentação, Magusto, Hora do Conto, Festa de Natal, Janeiras, Carnaval, Semana da Leitura, Dia da Criança, Dia Aberto do AEGX e Festa de Final de Ano.

Na opinião dos envolvidos, é um projeto muito importante e que ajuda bastante no que toca à integração dos alunos de 5 anos na turma de 1º ano no 1º CEB, assim como, para que as crianças mais novas tenham um contacto com os colegas que fizeram parte da sua turma no JI, em anos anteriores.

Para melhor apreciarem o trabalho desenvolvido neste âmbito, aqui ficam algumas evidências do mesmo.

 

 

p style="text-align: center;">

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 23:45