Ao longo do presente ano letivo, o JI e a EB1 das Atalaias, promoveram várias atividades no âmbito do projeto “Crescer de Mãos Dadas”. Este projeto é bastante importante na promoção do intercâmbio entre os dois níveis de ensino, nomeadamente, na troca de experiências lúdicas e educativas, conhecimento do espaço escola, consolidação das relações entre alunos, professoras, educadora e assistentes operacionais.

A primeira atividade, realizada no dia 16 de outubro, foi integrada na semana da alimentação. Os alunos do JI deslocaram-se à EB1 das Atalaias e, em conjunto com os alunos de 1º e 2ºano, participaram na apresentação da história “A Lagarta Comilona”.

Seguiu-se a atividade do Magusto Escolar, realizada no ringue da localidade de Póvoa de Atalaia e contou com a colaboração da Junta de Freguesia das Atalaias. Em dezembro, foi realizada uma outra atividade em que os alunos do JI e da EB1 se juntaram para oferecer a todos os familiares e amigos canções, danças, poemas e dramatizações relacionadas com a época festiva, o Natal. Em janeiro, a comunidade das Atalaias foi animada com as Janeiras, dinamizadas pela professora Raquel, do Ensino da Música e pelas professoras dos dois estabelecimentos de ensino. O Carnaval foi festejado com todos os alunos a sul da Gardunha e promovido pelo Externato Capitão Santiago de Carvalho, de Alpedrinha.

Foi também realizada, no dia 17 de março, outra atividade, integrada na Semana da Leitura. Os alunos do 1º e 2ºano da EB1 das Atalaias deslocaram-se ao JI para assistirem e participarem, com os alunos desse estabelecimento, na apresentação da história “O Coelhinho Branco”.

O Dia Aberto do AEGX contou também com a participação do JI das Atalaias nas atividades desenvolvidas na EB1. Seguiu-se depois a comemoração do Dia Mundial da Criança e para terminar o ano letivo, a Festa de Final de Ano.

Todos os momentos proporcionados pelo projeto “Crescer de Mãos Dadas”, ficaram marcados pelo empenho e dedicação de todos os participantes. Nas atividades foram vividos momentos de boa disposição e alegria, sempre num ambiente de partilha entre todos.

A seguir, mostramos alguns dos momentos que marcaram este projeto!

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 22:28