Ao longo destes dois anos letivos, na disciplina de Oferta Complementar, os alunos, professores, assistente operacional, pais, encarregados de educação e outras pessoas da comunidade deram o seu contributo na construção do currículo local das Atalaias, deparando-se frequentemente com a escassez de informação escrita/digital nas pesquisas efetuadas. No primeiro ano foram pesquisados contos e lendas na área da Cultura Popular , este ano letivo, as pesquisas e trabalho realizado foram no âmbito da toponímia local. As recolhas de informação sobre a cultura local das localidades de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo, relacionadas com o Património Imaterial, foram orientadas, sistematizadas e, o mais sustentadas possível, tendo em conta as dificuldades enfrentadas na falta de informações escritas/digitais disponíveis.

Este trabalho pretendeu valorizar a identidade pessoal e local, possibilitando a publicação dos dados recolhidos para uma base de dados interativa. Este projeto permitiu realizar um trabalho de pesquisa/recolha de informações dentro da sala de aula, com recurso a alguns livros, Internet, tendo ainda contado com a colaboração de algumas pessoas idosas das localidades que compõem a comunidade das Atalaias e que são detentoras de informações relacionadas com alguns dos conteúdos abordados.

Os pais e encarregados de educação deram um contributo essencial na concretização de alguns objetivos da disciplina, uma vez que foi da inteira responsabilidade destes a construção/elaboração de maquetas no âmbito da toponímia local.

Aqui ficam algumas imagens do envolvimento/empenhamento dos alunos, pais e encarregados de educação neste projeto. Para todos eles, o nosso bem-haja.

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 20:58