No passado dia 20 de outubro, Dia Mundial de Combate ao Bullying, a EB1 das Atalaias quis aproveitar esse dia e trouxe à escola duas convidadas especiais: a professora Célia Gil, representante do MEC na CPCJ e Catarina Gaspar, psicóloga no Projeto Matriz E5G, com o objetivo de sensibilizarem os alunos para a problemática do bullying. Esta foi uma oportunidade importante para se debaterem situações que ocorrem nesta e noutras escolas, onde a violência entre os jovens é frequente. Este tipo de atividades pretende contribuir para a promoção de um ambiente de sã convivência entre todos os alunos e ajudar a erradicar das nossas escolas a violência entre os alunos.

O “bullying” é uma palavra de origem inglesa e que significa «agressão física ou psicológica, de forma intencional, praticada repetidamente por um aluno ou grupo de alunos sobre um colega ou grupo de alunos mais frágil.»

As nossas convidadas apresentaram um PowerPoint relacionado com o tema em debate e depois, os alunos visualizaram um filme, também dentro do mesmo tema, produzido por jovens do Agrupamento de Escolas onde trabalham e que foi premiado internacionalmente.

As atividades desenvolvidas permitiram, aos nossos alunos, conhecer melhor esta problemática e tomarem consciência das consequências que o bullying pode ter na vida de muitos jovens/crianças, vítimas de violência física e psicológica.

No final, a psicóloga Catarina Gaspar sugeriu que um aluno amachucasse um papel onde estava a imagem de um menino e que tentasse, após essa ação, endireitar, alisando o papel, de modo a deixá-lo igual ao que era antes de o amachucar.

Todos compreenderam a mensagem que se pretendia passar e concluíram que, qualquer criança vítima de bullying, por mais esforços que se possam fazer na recuperação da sua autoestima, ela nunca mais será como antes, pois, a violência física ou psicológica exercida sobre ela,  marcá-la-á para toda a sua vida.

Os alunos ficaram muito sensibilizados e motivados para colaborar na promoção de um bom ambiente escolar.

Aqui ficam algumas imagens que ilustram esta atividade.

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 22:45