Este ano, o Dia da Terceira Idade foi comemorado, trazendo idosos à escola para que pudessem reviver os seus tempos de escola ou de meninice e partilhassem com os alunos as suas memórias. O convite foi lançado aos dois Centros de Dia e a adesão foi surpreendente. No dia 29 de outubro, alguns idosos do Centro de Dia de Póvoa de Atalaia com a Dr.ª Joana, assistente social daquele Centro, estiveram na EB1 das Atalaias, durante a manhã, para ensinarem e partilharem com os alunos as brincadeiras do seu tempo. O jogo das cinco pedrinhas, o pião e o arco foram motivos de grande entusiasmo e alegria no pátio da escola. Os idosos foram os responsáveis pela orientação dos jogos, juntamente com a Dr.ª Joana.

Antes da despedida, foram trocados presentes e estreitaram-se os laços de amizade entre os intervenientes.

No mesmo dia, de tarde, os idosos do Centro de Dia de Atalaia do Campo responderam também ao convite que lhes foi lançado e compareceram com alguns assistentes daquele Centro para partilharem com os alunos histórias de antigamente e como eram vividos os dias de quem não teve sequer a possibilidade de andar na escola. Os alunos puderam aprender como se fazem "rodilhas", um apetrecho tão usado no "tempo" destes idosos. As referidas rodilhas, no final, foram oferecidas a todos os alunos por este Centro e a EB1 presenteou os visitantes com um porta-chaves executado na Semana da Alimentação.

Esta atividade teve como objetivo desenvolver nos alunos competências ao nível dos afetos e do respeito pelos mais velhos, assim como a partilha de saberes entre gerações tão distintas. Foram momentos inegavelmente deliciosos e que vão deixar lembranças em todos quantos se envolveram e participaram na atividade.

Aqui ficam algumas fotos que podem ilustrar a importância dos momentos vividos no Dia da Terceira Idade nas Atalaias.

 

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 23:37