As Janeiras animaram as localidades de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo nos dias 16 e 20 de janeiro. Esta atividade envolveu alunos, professoras, assistente operacional e o professor das AEC's, do Ensino da Música. Esta é uma tradição muito antiga e que ainda hoje cativa crianças e adultos que, a partir de um reportório tradicional, associado à época e à região, acompanhado de alguns instrumentos musicais, serve para desejar a todos os amigos e vizinhos um Bom Ano. 

Os idosos dos dois Centros de Dia acolhem sempre com grande alegria e entusiasmo os jovens janeireiros e presenteiam-nos com os tão desejados docinhos. Pelas ruas, o som das padeiretas, dos ferrinhos, dos tambores, sininhos... vão assinalando a passagem das crianças e vão chamando a atenção dos moradores que acorrem à rua, à porta ou às janelas.

Esta é uma atividade que faz parte do PAA da EB1 e do JI das Atalaias e que, pela grande aceitação da comunidade, pela motivação de todos quantos se envolvem nela, assim como a valorização e preservação desta tradição, se irá manter e alegrar as ruas das Atalaias, enquanto for possível.

Para quem nos segue neste espaço, aqui deixamos .algumas imagens da atividade

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 21:21