Deixamos aqui a entrevista feita à escritora Célia Bonifácio, no último dia da Semana da Leitura, nas Atalaias.

 

 

Cláudio - Bom dia, seja bem-vinda à nossa escola. Gostaríamos de lhe fazer algumas perguntas para a conhecermos melhor, acha que é possível?

 

 

Célia Bonifácio - Claro que sim. Terei todo o gosto em responder-vos a todas as perguntas.

 

Luana - Quantos anos tem e de onde vem?

 

Célia Bonifácio - Eu tenho 42 anos e venho da Covilhã.

 

Cláudio - Além de ser escritora, tem mais alguma profissão?

 

Célia Bonifácio - Profissão propriamente dita, tenho, sou professora de 1º ciclo, de meninos da vossa idade. Como vocês já se aperceberam, os meninos que eu trouxe comigo são meus alunos. Gosto também de fazer outras coisas que não se podem chamar de profissão: gosto de ler, de passear no campo, gosto muito, muito de escrever, gosto pouco de ver televisão, gosto de algumas coisas que a maioria das pessoas não gosta. No entanto, profissão mesmo, sou professora do 1º ciclo.

 

Luana - Com que idade começou a escrever?

 

Célia Bonifácio - Comecei com a vossa idade. Eu mal aprendi a escrever, a pegar num lápis ou numa caneta, quando aprendi as letras e a juntá-las, quando a professora me pedia para escrever textos, eu gostava muito de inventar, de criar textos, portanto, comecei com a vossa idade. Não comecei logo a publicar pois para isso são precisas muitas outras coisas. Publicar mesmo, comecei há dois anos. Tenho muitas coisas escritas mas, por publicar.

 

Cláudio - Quantos livros já escreveu? Todos foram publicados?

 

Célia Bonifácio - Não. Eu já escrevi vários livros mas, nem todos foram publicados. Publicados tenho 5, dois deles para crianças, que foram aqueles que vocês viram agora aqui; tenho um livro que é um ensaio, é um estudo sobre a importância da poesia nas crianças do 1º ciclo, mas é um livro para adultos;  tenho também uma participação com alguns poemas num livro que se chama "A Essência do Amor III" e um relato  num livro que se chama "O dia em que renasci". Tenho muitos outros escritos mas, na gaveta, que não foram publicados.

 

Luana - Qual é o título do seu primeiro livro?

 

Célia Bonifácio - O título do meu primeiro livro publicado? Daqueles que já sairam cá para fora, que já foram editados?

 

Luana - Sim.

 

Célia Bonifácio - É "A Poesia no 1º Ciclo".

 

Cláudio - Já visitou outras escolas além da nossa?

 

Célia Bonifácio - Já. Estive noutras escolas, para além da vossa, embora esta seja a primeira onde estou com o decorrer das atividades letivas. Normalmente, eu vou às escolas no âmbito do ATL, na altura das interrupções letivas, até porque eu também trabalho e não posso estar a fazer estas coisas durante o meu trabalho.

 

Luana - Qual foi o livro que gostou mais de escrever?

 

Célia Bonifácio - Ui, todos! Principalmente os livros para crianças, porque gosto muito de tentar imaginar o que vai na vossa cabeça e tentar também ser criança, porque eu não me importava nada ser criança a vida toda. Por tudo isto, os livros que gosto mais de escrever, são mesmo os livros para crianças.

 

Cláudio - Onde vai buscar inspiração para escrever?

 

Célia Bonifácio - A ispiração vou buscá-la a tudo o que me acontece. As coisas mais simples são aquelas que me despertam maior imaginação. Até mesmo um comentário de um dos meus alunos, que estão aqui, um comentário engraçado, aproveito-o e levo uma ideia para casa. Às vezes, basta uma coisa muito simples para me despertar a outra parte da história, não é necessário um grande acontecimento. Depois, à medida que vou escrevendo, as ideias vão surgindo. Mas, parte tudo de um pequeno acontecimento.

 

Luana - Que género de livros gosta mais de escrever?

 

Célia Bonifácio - Bem, acho que já respondi a essa pergnta mas, os livros que gosto mais de escrever são os livros para crianças, porque acho que as crianças são quase "desprezadas" em relação à literatura. Muitas vezes esquece-se que é na infância que se aprende a ler e se toma o gosto pela leitura e, por isso, valorizo muito mais os livros para crianças.

 

Cláudio - Como ocupa os seus tempos livres?

 

Célia Bonifácio - Os meus tempos livres... eu não tenho muitos tempos livres, levo muito trabalho para casa... gosto muito de escrever, gosto de passear quando está o tempo bom, gosto de ouvir a chuva quando está o tempo mau, gosto de ver um filme de vez em quando, gosto de fazer piqueniques ao ar livre, com o meu filho de 5 anos, e o que gosto mais é de ler e escrever.

 

Luana - Agradecemos imenso esta oportunidade que nos deu para a conhecermos melhor.

 

Célia Bonifácio - Eu é que agradeço. Agradeço imenso o convite, tanto de vocês como das professoras; agradeço também a presença de todos os que estiveram aqui nesta apresentação e ainda mais a possibilidade de poder trazer todos aqueles que participaram na sua "construção" e que, a partir do momento em que outros souberam que vínhamos aqui, surgiu a possibilidade de fazermos mais algumas atuações noutras escolas.

DSC03585 (640x480).jpg

 EB1 das Atalaias - 18/03/2016

 

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 17:40