No dia 23 de outubro, foi realizada na EB1 uma ação de sensibilização e promoção de segurança rodoviária materno-infantil, integrada no Programa Nacional de Prevenção de Acidentes. Esta ação foi desenvolvida por uma equipa de Enfermeiros do Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar Cova da Beira e pretendeu alertar toda a comunidade educativa para a importância do sistema de retenção, bem como a utilização do sistema adequado a cada bebé/criança.

Inicialmente foram apresentadas informações relativas aos sistemas de retenção, adequados a cada faixa etária, tendo em consideração a altura e peso do bebé/criança. Foram também visualizados alguns filmes que alertavam para os perigos inerentes à falta, ou má utilização dos sistemas de retenção. Foi dada especial atenção à correta colocação do cinto de segurança nos sistemas de retenção e à necessidade de as crianças viajarem no banco de trás.

Os alunos foram solicitados a colaborar na ação, sendo pedido que escolhessem o sistema de retenção adequado a cada colega e que fizessem a correta colocação do cinto, tendo em conta os três pontos de segurança.

Após a sessão destinada aos alunos, professoras e assistente operacional, seguiu-se a ação destinada aos pais e familiares dos alunos. Esta ação decorreu numa sala devoluta da EB1 e contou com a presença de catorze encarregados de educação deste estabelecimento.

O balanço final da atividade foi bastante positivo, havendo a registar o interesse e participação demonstrado pelos alunos e pelos encarregados de educação inscritos na ação.

A seguir ficam as fotos que ilustram os momentos do melhor que se passou na nossa escola, durante esta sessão.

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 00:18