Ao longo da semana de 14  a 18 de março, a EB1 das Atalaias proporcionou à sua população escolar um leque variado de atividades promotoras de bons hábitos de leitura e de escrita, através da apresentação de histórias, da escrita de poemas, de um concurso de leitura e na receção a uma escritora.

No primeiro dia da semana, as duas turmas foram presenteadas com a história "O Bicho das Sete Cabeças", apresentada pela encarregada de educação Célia Valente. A principal mensagem, retirada desta história, é que todos devem colocar as suas qualidades ao serviço da comunidade, mensagem bem salientada ao longo da apresentação.

Foi, sem dúvida, uma história cativante e excelentemente apresentada pela nossa amiga Célia Valente que, nestas alturas, se disponibiliza para nos dar "uma mãozinha".

Na terça-feira, seguiu-se a apresentação da história "Leónia devora livros" que também agradou ao nosso público infantil e que serviu para motivar os alunos para a leitura. Tal como Leónia, comprometeram-se a "devorar" livros de histórias nos seus tempos livres, deixando os tablets e os computadores em segundo plano.

No terceiro dia da semana dedicada à leitura, foi altura de contar uma história relacionada com o Dia do Pai, "Um pai à medida". Foi notório o divertimento que esta história despertou em todos os alunos. Na tarde deste mesmo dia, foi realizado o, já habitual, concurso de leitura. Para esta atividade, os alunos preparam-se de forma entusiasmada, pois ninguém queria fazer má figura. O resultado foi muito positivo, além da verdadeira promoção da leitura. Foram atribuídos, a todos os participantes, certificados de leitura e livros aos  melhores leitores de cada um dos anos de escolaridade.

Na quinta-feira, a turma 23 deslocou-se ao JI das Atalaias, no âmbito do projeto "Crescer de Mãos Dadas", para o desenvolvimento de atividades previstas para esta semana. Os alunos desta turma tiveram a oportunidade de apreciar a dramatização da história "O Coelhinho Branco", apresentada pelos alunos do JI. Foi uma manhã muito divertida e que serviu para estreitar as relações entre estes dois níveis de ensino.

Ao longo de toda a semana, os alunos realizaram atividades de expressão plástica para executarem uma prenda para o Dia do Pai, um postal e também um "ninho para os seus ovinhos de Páscoa.

A semana terminou com a receção à escritora Célia Bonifácio e a apresentação dos seus dois últimos livros: "Chuva de Papel I" e "Chuva de Papel II".

Foram cinco dias que pretenderam estabelecer elos de leitura e motivar/divertir a população escolar através das histórias infantis.

Deixamos aqui algumas imagens que ilustram bem as atividades desenvolvidas nestes cinco dias dedicados à leitura.

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 17:30