No passado dia 7 de Abril a nossa escola recebeu os alunos da Marinha Grande, no âmbito do projecto “À Descoberta das 4 Cidades”. A recepção aconteceu na localidade de Póvoa de Atalaia, no edifício da Junta de Freguesia onde está patente ao público uma exposição do poeta Eugénio de Andrade na “Sala Azul”.

De seguida, o grupo deslocou-se pelas ruas da localidade e visitou a casa e o jardim onde este poeta viveu.

Como as duas Atalaias estão separadas por escassos metros, a deslocação para a nossa escola foi feita a pé. Pelo caminho as crianças deliciaram-se com as cores e perfumes da Natureza.

Ao chegar à escola, o grupo explorou o espaço envolvente para depois se organizar e animar ao som de música e alguns passos de dança. Todos os alunos vibraram com esta actividade.

Deu-se início ao lanche no salão de festas de Atalaia do Campo, oferecido pela Junta de Freguesia e pelos encarregados de educação da E.B.1 das Atalaias. Para marcar a presença dos alunos visitantes por estas localidades, foi proposto fazerem uma ilustração que serviu depois para enfeitar o salão de festas.

O Jantar foi servido na Escola Profissional do Fundão, onde os alunos tiveram o prazer de participar numa sessão de Teatro oferecida pelo Grupo de Teatro Vaatão, de Castelo Branco. A interacção foi uma constante, promovendo a participação activa de todas as crianças. No final, a animação era evidente.

No dia 8 de Abril, logo pela manhã, a concentração do grupo fez-se no Lugar do Barrigoso, em Castelo Novo, onde foi possível observar algumas espécies da fauna da nossa região. Seguidamente, deslocámo-nos à aldeia histórica de Castelo Novo para uma visita guiada.

O almoço foi servido no salão de festas de Atalaia do Campo pelo Centro de Dia da localidade. No final do almoço, as crianças tiveram a oportunidade de visitar a exposição de brinquedos construídos no âmbito deste projecto. Antes da despedida, o grupo participou numa última actividade que muito os entusiasmou: “A caça aos ovos”.

Depois do lanche, cada criança recebeu uma oferta construída pelos alunos da nossa escola, um porta-chaves e um cartuchinho de amêndoas.

Foram dois dias de muita animação, actividades diversificadas e muito convívio, tal como este projecto preconiza.

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 22:13