A E.B.1 das Atalaias realizou a sua primeira visita de estudo deste ano lectivo no âmbito do projecto “À Descoberta das 4 Cidades” nos dias 10 e 11 de Março de 2011.

A deslocação foi à Marinha Grande para as comemorações do 23º Aniversário de Elevação a Cidade.

À chegada fomos recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande pelo Sr. Presidente da Câmara, a Sr.ª Vereadora e pela técnica responsável pelo projecto.

Seguidamente, o grupo deslocou-se a Leiria para uma visita ao Governo Civil. O Sr. Governador deu as boas-vindas aos visitantes e, de uma forma simples e cativante, explicou às crianças as funções do Governo Civil e a importância que o mesmo tem na resolução de problemas a nível da Segurança e que afectam as populações.

A visita ao castelo foi outra actividade que os alunos puderam desfrutar nesta deslocação a Leiria.

A chegada ao hotel constituiu o momento que despertou maior emoção aos alunos. A alegria era uma constante e a escolha dos parceiros para o quarto não foi tarefa difícil.

O jantar na Escola Secundária Loureiro Botas foi o reconfortar de um dia longo mas muito divertido. Após o jantar, os alunos do 1º e 3º ano do projecto foram presenteados com uma série de actividades de animação que os alunos da Marinha Grande prepararam com muita simpatia e amizade.

No dia 11 de Março a concentração foi feita na Praça Stephens, onde o grupo de percussão Tócandar deu início às actividades de comemoração do 23º Aniversário de Elevação a Cidade. Após a entoação do Hino Nacional, cada cidade procedeu à entrega de presentes ao Presidente Anfitrião, através de um casal de crianças vestidos com trajes tradicionais típicos de cada uma das 4 regiões a que pertence cada uma das cidades envolvidas no projecto.

Após o Hino Caracol da Amizade, os alunos fizeram a distribuição do boletim O Caracol, pelas ruas da cidade, acompanhados pelo grupo de percussão Tócandar.

Além das actividades já enumeradas, também foi dada a possibilidade a todos os alunos participantes de poderem visitar o Museu do Vidro da Marinha Grande.

Para encerramento das festividades, o dia acabou com a distribuição de pipocas e animação por um grupo onde um palhaço conseguiu cativar e envolver pequenos e graúdos com um reportório de canções sobejamente conhecidas por todos.

O regresso a casa foi feito por volta das 16 horas e 30 minutos, uma vez que o cansaço era já geral.

Esta foi sem dúvida uma viagem de estudo bem organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, a quem muito agradecemos a recepção, hospitalidade e as actividades desenvolvidas nestes dois dias da visita de estudo.

À Câmara Municipal do Fundão o nosso bem-hajam pelo transporte cedido pois sem o mesmo, esta viagem não seria possível.

Para melhor perceberem como tudo se passou, aqui fica a nossa reportagem fotográfica.

 

 

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 21:37