A E.B. das Atalaias já tem a sua horta pedagógica. Os alunos ficaram tão entusiasmados que decidiram baptizá-la. Agora na Horta do Caracol Girassol é tempo de sementeiras. De casa chegaram muitas sementes que tiveram de ser seleccionadas pois, por cá, agora é época de semear ervilhas, alhos, batatas, salsa, coentros… Para plantar, chegaram couves-galegas, alfaces, repolhos e cebolas.

Esta é uma óptima oportunidade para os alunos poderem ter um laboratório vivo para diversas actividades relacionadas com os conteúdos programáticos a trabalhar nas áreas curriculares, onde poderá ser posta em prática a interdisciplinaridade.

A horta do Caracol Girassol tem como prioridade a utilização de compostagem doméstica. Pretende-se deste modo despertar a sensibilidade dos alunos para a agricultura biológica (ecológica) de modo a tomarem consciência da necessidade de respeitar o ambiente.

Relativamente à compostagem, a nossa escola conta com a colaboração de uma bióloga residente na localidade de Atalaia do Campo para orientar os alunos nesta aventura. Além desta tarefa, vamos poder contar também com o seu contributo para dar-nos a conhecer a flora e fauna da Serra da Gardunha, uma vez que realizou um estudo comparativo da diversidade biológica existente em várias áreas da Serra da Gardunha, no âmbito do projecto de reflorestação promovido pela Epson Lda.

A horta pedagógica tem tido uma importante colaboração por parte da autarquia local, que não se tem escusado a despesas para que este projecto possa alcançar os resultados esperados. Os encarregados de educação também têm revelado um grande interesse em participar e colaborar, tomando a iniciativa de fornecer sementes e plantas para tornar a horta num espaço rico de biodiversidade.

Quando num projecto como este podemos contar com a colaboração de toda a comunidade educativa, o resultado é, sem dúvida, o melhor!

 

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 22:01