A E.B.1 das Atalaias teve, no dia 2 de Dezembro, uma acção de sensibilização sobre o tema  “Bullying” , integrado no projecto “Reconhecer para Defender – Contra a Violência Doméstica”, apresentada por Patrícia Martins, ligada à ADIBB (Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Baixa). O tema era ainda  desconhecido para a maioria dos nossos alunos mas serviu para lhes despertar a consciência para aquelas “brincadeiras” que a maioria considera normais e que afinal podem provocar em alguns colegas sentimentos de tristeza, de insegurança e até de solidão.

Os alunos do 3º e 4º ano foram os que se mostraram mais sensibilizados para o tema, uma vez que já pensam na sua entrada para uma nova escola, com colegas mais velhos que poderão exercer sobre eles um poderio agressivo que os poderá fragilizar.

No final da acção os alunos foram convidados a participar num “Jogo” onde cada um pôde revelar se alguma vez foi vítima de agressão física ou psicológica. Poucos foram aqueles que mostraram nunca ter sido maltratados por colegas física ou verbalmente.

Depois deste dia, cada aluno ficou certamente mais desperto para esta problemática que cada vez mais afecta  o meio escolar.

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 23:05