O projeto «Crescer de Mãos Dadas» defende uma continuidade educativa favorável ao sucesso da integração dos alunos do Pré-escolar nas escolas do 1º Ciclo, com efeitos construtivos nas aprendizagens académicas, através do relacionamento interpares, da partilha de materiais e de ideias.

Assim, no dia 13 de junho de 2013, os alunos de 5/6 anos do Jardim de Infância das Atalaias integraram a turma 28 da EB1 das Atalaias, e mais uma vez, puderam contactar, de forma direta, com a realidade do 1º ciclo. Durante a manhã, desenvolveram-se atividades na área do português: audição da fábula «A Lebre e a Tartaruga», compreensão oral da mesma (através do preenchimento de uma ficha de escolha múltipla), ordenação de acontecimentos, reconto oral da fábula e elaboração de um pequeno livro individual alusivo à fábula estudada. Estas atividades permitiram consciencializar os intervenientes, nomeadamente os alunos de 5/6 anos, para a importância da postura e atenção/concentração, em contexto de sala de aula, parâmetros intrinsecamente ligados aos domínios da comunicação e compreensão oral. Os alunos envolveram-se de forma natural e num espírito de entreajuda, revelaram interesse, empenho e foram participativos. Os mais velhos orientaram os mais novos, sempre que necessário.

O ano letivo chegou ao fim e podemos concluir que as atividades conjuntas desenvolvidas ao longo do ano permitiram uma aproximação entre os dois níveis de ensino, enriquecendo todos os intervenientes, quer a nível académico, quer a nível pessoal/social, promovendo o desenvolvimento da continuidade educativa e a criação de relações interpessoais de cordialidade, respeito mútuo, tolerância e sociabilidade para que prevaleça entre a comunidade escolar um ambiente de amizade e bem-estar.

A todos «Boas férias» e até setembro!!!

 

 

Cool Slideshows
publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 21:11