A água é um recurso natural limitado e indispensável à vida. De todas as suas utilidades, há que realçar o seu uso para tratamentos termais. Assim sendo, o Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha candidatou-se ao Prémio Ciência na Escola - Fundação Ilídio Pinho 2012, com um projeto no âmbito do estudo das águas termais do concelho do Fundão.

Este projeto, coordenado pelo Professor António Melo, intitula-se «Quem debaixo d’ água se cura, sempre dura». A convite do professor Melo, a EB1 de Atalaias integrou, com agrado e curiosidade, esse projeto. No passado dia 20 de março, o professor Melo esteve na nossa escola e apresentou um PowerPoint alusivo à importância da água (utilidades, ciclo da água, preservação, …) e às Termas da Touca. No dia seguinte, dia 21 de março, a Dra. Henriqueta, diretora do Centro de Saúde de Fundão, veio à nossa escola falar-nos da importância e da diversidade das águas termais, uma vez que é uma especialista nesta área. De imediato, criou-se uma grande empatia entre todos os presentes. Em ambas as sessões informativas, os alunos questionaram os dois oradores, revelando interesse e curiosidade pelo tema em estudo. Visto terem poucos conhecimentos acerca deste tema, os alunos ficaram a saber que as «termas» são muito antigas; cada água termal tem características próprias, podendo serem usadas para tratamentos do foro respiratório, reumático, dermatológico, etc; em Portugal existe um grande número de termas; o tratamento ideal deve ter uma duração de 21 dias no máximo e 14 dias no mínimo e muito mais.

Várias atividades foram desenvolvidas, nomeadamente, o desenho de uma mascote, para o projeto, uma ficha de leitura, um trabalho de pesquisa, o preenchimento de inquéritos, entre outras. Após eleição da melhor mascote, segue-se a feitura da mesma, com a ajuda da assistente operacional da EB1 de Atalaias. Estão agendadas 2 visitas de estudo, uma às Termas da Touca (dia 3 de maio de 2012) e outra às Termas de Monfortinho, para os alunos poderem conhecer as estruturas assim como os diversos tratamentos aplicados, e as suas finalidades.

A aventura ao mundo das termas ainda agora começou. Mais notícias, no próximo episódio. Até breve!

publicado por EB1 Atalaias - profª. Filomena Afonso às 21:37